O aço está no centro das atenções hoje, pois somos classificados como um dos setores “difíceis de diminuir” as emissões. É um momento muito emocionante para a indústria. Nunca tivemos tanta atenção antes, nem tantas pessoas querendo ajudar a indústria a atingir as metas que estamos estabelecendo para nos tornarmos uma indústria de baixo carbono ou neutra em carbono.

Não se trata apenas de carbono

Mas as emissões de CO2 e gases de efeito estufa são apenas parte de nossa história. Sim, precisamos reduzir significativamente nossas emissões de carbono para reduzir rapidamente o impacto devastador que todos estamos causando no clima. Mas a sustentabilidade é muito maior do que isso. Precisamos olhar muito mais – como podemos contribuir para a economia circular, como podemos reduzir nossa demanda por matérias-primas, usar menos água, reduzir nosso impacto na biodiversidade e contribuir positivamente para a flora e fauna locais.

E não é tudo sobre o impacto ambiental que temos. Olhando para nossas cadeias de suprimentos, assumindo a responsabilidade de onde vêm nossas matérias-primas, quais são os impactos sociais causados ​​pela necessidade de fabricar aço e onde podemos trabalhar em conjunto com as comunidades locais para aumentar o impacto positivo que podemos ter na sociedade. Ainda há uma necessidade crescente de aço, principalmente nos países em desenvolvimento, e precisamos garantir que a indústria possa se desenvolver de acordo.

E há também os muitos benefícios de usar aço em aplicações de produtos – os novos aços são mais leves e mais fortes do que antes, os produtos podem ser projetados para serem reutilizados ou remanufaturados muito antes de precisarem ser reciclados.

A sustentabilidade é parte integrante da operação de qualquer negócio. As empresas éticas e socialmente responsáveis ​​precisam ser capazes de demonstrar aos seus stakeholders como se comportam e para onde estão indo em relação a muitos aspectos da governança ambiental, social e econômica.

Avançando a indústria

Como tal, o lançamento de nossa nova Carta de Sustentabilidade é um momento de orgulho para a worldsteel e seus membros. Como chefe de sustentabilidade, estou entusiasmado em ver o trabalho que fizemos com nossos representantes membros para desenvolver uma Carta que reflita melhor os problemas enfrentados pela indústria hoje e os problemas com os quais as empresas siderúrgicas estão lidando em cada parte do o mundo.

A Carta foi atualizada com base em uma pesquisa de materialidade realizada junto aos públicos internos e externos ao setor, incluindo clientes, ONGs e investidores. A Carta, portanto, reflete o ambiente de negócios em evolução e a crescente conscientização da sustentabilidade da indústria e a vontade de trabalhar para padrões mais altos.

Fonte: Artigo de Clare Broadbent, Head de Sustainability na Worldsteel

Contato

Tel.: (32) 3532-6362
WhatsApp: (32) 98420-4422

Endereço
Rodovia Km 6, Ubá – MG, CEP 36500-000

Receba nossas novidades por e-mail

Falar conosco
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?