A Ucrânia denunciou neste domingo, 24 de abril, que forças russas tentaram invadir a siderúrgica de Azovstal, controlada pelo país, na cidade sitiada de Mariupol, disseram autoridades ucranianas, apesar de comentários da semana passada do presidente russo, Vladimir Putin, de que o complexo não precisava ser tomado. As informações foram publicadas primeiro pela agência Reuters. Os recentes ataques a siderúrgicas ucranianas têm afetado a oferta global de aço.

A fábrica de aço de Azovstal é o principal reduto ucraniano remanescente em Mariupol, uma cidade que tem sofrido bombardeios contínuos desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. Embora o país não seja um grande produtor mundial, os ataques podem afetar o fornecimento do insumo à Turquia, impactando a oferta global de aço.

A ofensiva russa à infraestrutura produtiva da Ucrânia é mais um golpe no mercado global de aço, que já vem registrando uma queda na produção nos quatro cantos do planeta desde o início do conflito. E, claro, impactando diretamente nos preços do insumo.

Na sexta-feira, dia 22 de abril, a World Steel, associação que reúne as siderúrgicas de 68 países, informou que a produção de aço bruto no mundo registrou uma queda de 5,8 % no mês de março de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Foram produzidos 161 milhões de toneladas (mt) de aço durante o terceiro mês do ano. 

As áreas mais afetadas foram as regiões da Rússia e Ucrânia, que registraram queda de – 8,5% com uma produção de 7,4 mt ; Ásia com queda de -7,8% e produção de 118,6 mt e Europa que fechou o mês com queda de – 5,3% e produção de 4,2 mt.

Entre os países que são os maiores produtores de aço do mundo, a China, líder no ranking, registrou queda de -10,5%. O país produziu 88 mt de aço em março. A segunda maior queda foi registrada pela Turquia, oitava colocada no ranking, com recuo de -4,7% e produção de 3,3 mt. 

Já o Brasil, nono no ranking de maiores produtores de aço do mundo, registrou uma queda de -2,2% e produziu no período 3 mt de aço. A Índia foi o único país do top 10 a registrar crescimento na produção de aço. Segunda colocada no ranking, o país teve um crescimento de 5,9% na produção com 10,9 mt de aço no mês.
 

Contato

Tel.: (32) 3532-6362
WhatsApp: (32) 98420-4422

Endereço
Rodovia Km 6, Ubá – MG, CEP 36500-000

Receba nossas novidades por e-mail

Falar conosco
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?